PALAVRA DO PRESIDENTE

drvaldcei

Companheiros  prevencionistas, na certeza de que vocês estarão empenhados na erradicação dos acidentes/doenças do trabalho, que ainda estão com índices altíssimos, pois a cada 3 horas morre um trabalhador, e acada 3 minutos um trabalhador é acidentado, estamos através deste site, sensibilizando a todos, trazendo informações preciosas, que certamente motivarão ainda mais a continuar fazendo o trabalho prevencionista.

Em 27 de novembro de 1985, o então presidente José Sarney, sancionou a lei 7.410/85, criando a profissão de Técnico de Segurança do Trabalho, antes eramos Supervisores de Segurança do Trabalho. A partir da regulamentação da nossa profissão, foram criados vários sindicatos de TST, sento que o sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Goiás, foi fundado em 06/02/1988 e reconhecido em 21 de setembro do mesmo ano, estando afiliado à Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho.

Dentre os objetivos alcançados pelo SINTESGO/TO, podemos destacar as Convenções Coletivas de Trabalho com piso salarial; garantia de direitos ao TST, através de Ação Judicial garantindo assim o exercicio legal da profissão de Tecnico de Segurança do Trabalho que encontrava-se ameaçada; parceria com diversas entidades: Superintendência Regional do Trabalho, Fundacentro; Sesi; Senat; Escolas; MPE; MPF; Empresas, etc.

Temos a obrigação de fazer muito mais, pois isso estamos empenhados na aprovação do CONFETEST – Conselho Federal dos Técnicos de Segurança do Trabalho, que encontra-se em tramitação. E em breve iremos implementar cursos qualificão profissional do TST, dentre outros cursos.

A filiação e cadastramento dos Técnicos de Segurança do Trabalho e alunos, ao SINTESGO/TO, será de fundamental importância para o fortalecimento da nossa profissão, de forma que estão convidados a ter uma participação efetiva, pois unidos somaremos forças para realizar os objetivos e conquistas da nossa categoria profissional

 

Dr. Valdecy Meireles do Carmo